Escrito em por & arquivado em Diversos.

Em diversos países o tema do meio ambiente e das mudanças climáticas está virando pauta obrigatória na agenda política. Razões para isso são muitas: exposição na mídia, a maior conscientização das pessoas, a incerteza sobre o futuro, o amadurecimento político …

Abaixo, dois bons exemplos:

No Brasil, ONGs estão elaborando propostas ambientais para os candidatos às eleições municipais

O Greenpeace lançou a campanha Hora de os candidatos municipais assumirem compromissos ambientais, apresentando uma plataforma para os candidatos a prefeito e vereador que aborda problemas ligados às mudanças climáticas, florestas, transgênicos, oceanos, entre outros temas, e podem ser aplicadas a qualquer município do Brasil, segundo a ONG. Confira aqui.

Já o Fórum Nossa São Paulo realizou durante o primeiro semestre de 2008 uma série de encontros para recolher propostas sobre os principais desafios sociais, econômicos, políticos, ambientais e urbanos da cidade. As mais de 900 propostas recebidas durante a trajetória têm destinatário certo: os candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano. A expectativa é que elas sejam consideradas para a elaboração dos programas de governo. Saiba mais no site do Nossa São Paulo.

No Reino Unido, população diz em pesquisa que o meio ambiente é mais urgente do que a economia

O Jornal The Guardian divulgou a pesquisa em julho e destacou duas informações: a primeira é que 52% dos entrevistados consideraram que a questão ambiental deve ser mais prioritária para o governo do que a econômica.

O outro destaque, no entanto, mostra que ainda há o que se avançar no esforço coletivo frente às mudanças climáticas. Segundo a pesquisa, as pessoas preferem que o governo resolva o problema do que assumir responsabilidade nesse sentido. Apenas 19% dos entrevistados declararam que pagariam mais por um produto ambientalmente correto. Outros 58% ainda preferem o preço à sustentabilidade. Mais sobre a pesquisa aqui.

Deixe um comentário

Você deve estar registrado para deixar um comentário.