Escrito em por & arquivado em Diversos.

Desde os anos 90 tem sido recorrente ler na grande imprensa brasileira reportagens sobre o exemplo da Coréia do Sul para o Brasil, que investiu em educação e tecnologia e se transformou numa economia de destaque.

Agora, com a crise financeira, o país anunciou um plano para investir US$ 38 bilhões em projetos ambientais, como conservação de energia, redução de carbono e construção de depósitos de água. A mídia internacional o está chamando de “New Deal Verde”. Isso porque o país foi pego em cheio pela crise. Em dezembro de 2008, as exportações da quarta economia asiática cairam 17,4%, em relação ao mesmo período em 2007. Em novembro, já havia caído outros 18,3%.

Com o plano anunciado em 7/1, a Coréia do Sul pretende superar o baixo crescimento econômico e criar 1 milhão de empregos em quatro anos. Tudo a partir da estruturação de uma economia sustentável.

O exemplo ainda não chamou atenção da imprensa, mas talvez seja novamente uma demonstração de reposicionamento estratégico daquele país – iniciativa que cairia muito bem aqui no Brasil.

Deixe um comentário

Você deve estar registrado para deixar um comentário.