Escrito em por & arquivado em Ciência do Clima.

CÍNTYA FEITOSA (OC)

De acordo com medições por satélite da NASA, o nível do mar subiu 8 cm desde 1992 por causa do aquecimento global. Em alguns lugares do mundo, esse aumento superou os 22 cm. Segundo os cientistas, a tendência se manterá nos próximos anos, de forma acelerada.

O aquecimento da água dos oceanos faz com que o seu volume aumente. Além disso, o derretimento de geleiras também contribui para o aumento do nível do mar. Um vídeo divulgado pela NASA mostra as mudanças nos oceanos nos últimos 23 anos. “O aumento do nível do mar vai ser um grande impacto das mudanças climáticas causadas pela atividade humana”, diz o cientista Josh Willis.

Os cientistas estimam que cerca de um terço do aumento do nível do mar é causado pela expansão da água pelo aquecimento dos oceanos, um terço pela perda de gelo da Groenlândia e da Antártida, e o restante pelo derretimento das geleiras de montanha. Mas, o destino das camadas de gelo polares poderia mudar essa relação e produzir um aumento mais rápido nas próximas décadas.

De acordo com a NASA, a Groenlândia, cuja camada de gelo cobre cerca de 1,06 milhão de quilômetros quadrados, deixou no oceano em média 303 bilhões de toneladas de gelo por ano ao longo da última década, de acordo com as medições por satélite. A camada de gelo da Antártida perdeu em média 118 bilhões de toneladas por ano.

Em 2013, o IPCC (Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) declarou que o nível dos oceanos provavelmente aumentaria de 30 a 90 cm até o final do século. “Dado o que sabemos agora sobre como o mar se expande quando se aquece e como camadas de gelo e geleiras adicionam água aos mares, é quase certo que haverá 90 cm de elevação do nível do mar, ou até mais”, disse Steve Nerem, da Universidade do Colorado, líder da equipe da NASA. “Mas nós não sabemos se isso vai acontecer dentro de um século ou um pouco mais.”

Deixe um comentário

Você deve estar registrado para deixar um comentário.