Escrito em por & arquivado em COP, Floresta e Diversidade Biológica, Negociações Internacionais.

Por Juliana Pinto (IPAM)

somaiHá mais de 12 anos, o IPAM acompanha e atua na Conferência do Clima da ONU, a chamada UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change). Entre 01 a 12 de dezembro de 2014, estaremos em Lima, no Peru, dando continuidade ao nosso trabalho e missão.

Na primeira semana da COP20, o IPAM apresentou o Sistema de Observação e Monitoramento da Amazônia Indígena (SOMAI) no Evento Paralelo: As mudanças Climáticas e as estoques de carbono nas Terras Indígenas (TIs) e zonas protegidas da Amazônia. Esta ferramenta é uma plataforma digital online desenvolvida pelo IPAM e possui um papel fundamental na conservação da Amazônia, principalmente para os territórios indígenas. Seu objetivo é apresentar dados que demonstram a função dos territórios e populações indígenas da Amazônia brasileira para a manutenção do equilíbrio climático regional e global.

O SOMAI também disponibiliza informações científicas sobre a vulnerabilidade dos territórios e subsidia o planejamento de ações de adaptação dos povos indígenas frente às mudanças climáticas. O objetivo final deste esforço é o fortalecimento da gestão territorial e ambiental das TIs na região.

Veja mais detalhes sobre a plataforma

Deixe um comentário

Você deve estar registrado para deixar um comentário.