Escrito em por & arquivado em COP, Negociações Internacionais.

Por Bruno Toledo (OC)

Pela 4ª vez na história das Conferências do Clima, o Brasil “ganhou” a mais baixa honraria possível: o Fóssil do Dia. Ontem, a Climate Action Network (CAN International) anunciou o Brasil e a Suíça como os países que tentaram bloquear ou dificultar as negociações da COP 20 de Lima.

De acordo com a CAN, o Brasil tentou uma “esperteza” na Conferência: o país argumentou que a contabilidade do carbono reduzido a partir de mecanismos de desenvolvimento limpo não permite “dupla contagem”.

O problema é que o Brasil vem fazendo isso: vende créditos de MDL e inclui as reduções feitas a partir desses créditos vendidos como sendo parte de sua própria performance de redução.

Outro Fóssil do Dia, eleito em primeiro lugar, foi a Suíça, por rejeitar que o futuro acordo climático seja legalmente vinculante – o que abriria espaço para que ele tornasse um mero “tigre de papel”, sem efeito impositivo algum.

Melhor que ler é assistir ao “espetáculo”. Por isso, confira o vídeo abaixo com a “premiação” de brasileiros e suíços com o #FossilOfTheDay!

Deixe um comentário

Você deve estar registrado para deixar um comentário.