Escrito em por & arquivado em COP, Negociações Internacionais.

Por Bruno Toledo (OC)

Yeb SanoO diplomata filipino Yeb Saño tem sido uma das vozes mais estridentes do universo político relacionado com as negociações do clima nos últimos anos. No ano passado, Saño liderou a delegação filipina e foi o responsável por um dos momentos mais marcantes da Conferência de Varsóvia, aberta poucos dias após o tufão Haiyan devastar as Filipinas, ao dar um depoimento emocionado sobre o sofrimento de seu povo em plena abertura da COP 19.

Nos últimos meses, Saño se tornou um destacado militante em prol de ações climáticas mais ambiciosas e efetivas. Recentemente, ele realizou uma marcha de mil quilômetros nas Filipinas para conscientizar seus compatriotas sobre os riscos que as mudanças do clima podem trazer ao país.

Exatamente por isso, a ausência de Saño aqui em Lima tem sido bastante notada. Em e-mail enviado por ele para o portal RTCC, Saño disse que não participará da Conferência de Lima, mas não falou sobre as razões para isso. Em sua conta no Twitter, Saño postou algumas mensagens ainda mais enigmáticas que parecem ser “indiretas” contra o seu próprio governo.

Pelo lado do governo filipino, o desencontro de informações é parecido: ninguém sabe dizer exatamente o motivo da ausência de Saño, e alguns não sabem sequer se Sano virá ou não para Lima.

Mas alguns movimentos recentes das Filipinas são vistos como uma motivação para o afastamento de Saño. O país abandonou o Like Minded Developing Group of Countries (LMDC), uma aliança de países em desenvolvimento que frequentemente entra em choque com os representantes de Estados Unidos e União Europeia nas negociações climáticas. Além disso, nos últimos anos, o governo filipino vem modificando a forma como o processo decisório é realizado para as conferências do clima: antigamente, membros da Comissão Climática do país (da qual faz parte Saño) eram responsáveis pela liderança do processo, mas atualmente são diplomatas do Ministério do Exterior que assumiram essa tarefa.

Com informações do portal RTCC

Deixe um comentário

Você deve estar registrado para deixar um comentário.