Escrito em por & arquivado em Campanhas, COP, Negociações Internacionais.

Por Raquel Rosenberg (Engajamundo)

Cap-USPEm dezembro, a cidade de Lima, no Peru, recebe mais uma edição da Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a COP20. No encontro, negociadores representantes de 193 países voltam a debater os rumos de um novo tratado com medidas a curto, médio e longo prazo para frear as emissões de gases de efeito estufa – GEE – os causadores do problema do clima.

O Brasil, mais uma vez marca presença com um papel de destaque, já que hoje o país figura entre os 10 maiores emissores do planeta. No entanto, a participação juvenil nesses espaços ainda é pequena, o que faz com que a delegação brasileira seja basicamente compostas por representantes de governos e empresas, preocupados com os impactos diretos que as decisões tomadas na COP podem causar na economia e nos modelos de produção.

Para mudar esse cenário da participação brasileira nas COPs, o Engajamundo tem feito capacitações para acompanhar as conferências internacionais, ficar de olho em tudo o que o governo assina nesses espaços (o que não é pouca coisa) e trabalhar com lobby e advocacy na intenção de cobrar que os governantes coloquem em prática o que assumiram no exterior e levem em conta o ponto de vista da juventude.

Capacitação

O Engajamundo já está se preparando para que o máximo de jovens brasileiros possam acompanhar a COP20, mesmo que à distância. Participar de uma Conferência do Clima não é só estar lá, mas entender como ela funciona e incidir politicamente durante todo o ano na formulação do posicionamento oficial que o Brasil levará para a conferência!

Por isso, durante o mês de outubro, o Engajamundo realizará, em parceria com a WWF Brasil, uma série de capacitações com jovens em ao menos oito cidades brasileiras, comçando por São Paulo nesta quinta-feira (02/10). Ao todo serão seis módulos que vão abordar temas como o problema do clima, o sistema ONU e como participar das conferências. O material de capacitação, que traz conteúdos inovadores em uma linguagem jovem e ficará disponível online para quem tiver interesse, contou com o apoio de produção da YOUNGO, constituição dos jovens dentro da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) e de organizações juvenis de outros países que já tem atuação reconhecida dentro das negociações do clima, como a SustainUS (EUA), UKYCC (Reino Unido) e CliMates (França).

Acima de tudo o que a gente quer é envolver os jovens brasileiros nesses processos, fazendo com que eles entendam as muitas formas de participação e incidência. Afinal, estamos discutindo o legado que ficará para nós!

Em São Paulo

Para iniciar o ciclo de capacitações ao redor do Brasil, no próximo dia 02/10, esta quinta-feira, acontecerá a primeira formação de preparação para a COP20. Realizada em parceria com a RI USP Jr e com apoio da WWF Brasil, o evento ocorrerá das 9h às 13h na Universidade de São Paulo, no prédio do Instituto de Relações Internacionais – IRI, 2o andar Sala B. A capacitação é gratuita, aberta a todos os públicos e não é necessário fazer inscrição prévia.

Deixe um comentário

Você deve estar registrado para deixar um comentário.