Escrito em por & arquivado em Negociações Internacionais.

 

oms_genebraAconteceu no final de agosto, dias 27 e 29, a Conferência sobre Saúde e Clima, da Organização Mundial para Saúde (ONU), em Genebra. Em pauta, o estado atual da ciência do clima, particularmente nas questões relacionadas à saúde e respostas de saúde pública às mudanças climáticas; benefícios para a saúde e sua promoção associados à mitigação; e a economia da saúde e das mudanças climáticas. Ao longo da conferência, conforme relata o International Negotiations Bulletin da IISD, os participantes deram foco especial às relações entre clima, desenvolvimento sustentável e políticas para a saúde.

Como resultado, foi elaborado um documento preliminar que reconhece a necessidade de se fortalecer a resiliência às mudanças climáticas e as oportunidades de se conquistar ganhos em saúde pública por meio de medidas de mitigação bem planejadas. Lacunas nas políticas e próximos passos também fazem parte do documentos. Um documento final a ser produzido pelo Secretariado da OMS deve trazer conclusões que servirão de referência para a Conferência de Clima 2014, que acontece em Nova York no mês de setembro.

As conclusões também serão referência para a COP-21, para a agenda pós-21 e para o Hyogo Framework for Action on Disaster Risk Reduction em 2015.

 

Acesse o relato completo aqui.

 

Ricardo Barretto

 

Deixe um comentário

Você deve estar registrado para deixar um comentário.