Escrito em por & arquivado em Diversos.

No penúltimo dia de negociação em Doha, a União Europeia foi “premiada” com o Fóssil do Dia, entregue pela Climate Action Network (CAN). Pela primeira vez indicado para o “prêmio” durante a COP-18, o bloco europeu foi criticado por não conseguir construir um posicionamento claro e forte sobre um dos pontos polêmicos da agenda de discussão em Doha: o cancelamento das permissões excedentes de emissão de GEE (‘hot air’) no final do segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto. Graças em parte às pressões da Polônia, a União Europeia não está conseguindo estabelecer uma posição conjunta sobre este ponto, que também passa pela possibilidade dos países utilizarem as permissões excedentes do primeiro período no segundo período de compromisso do Protocolo. Para a CAN, o bloco europeu precisa se posicionar claramente a favor do cancelamento das permissões de emissão no final do segundo período, caso contrário seu papel no processo de negociação da Plataforma de Durban (ADP), que definirá o instrumento sucessor do Protocolo de Quioto, será fragilizada.

Em segundo lugar, a Polônia voltou a ser “homenageada”, graças à sua posição “fossilizada” no que diz respeito ao ‘hot air’. O governo polonês insiste em manter a possibilidade de utilizar as permissões excedentes do primeiro período no segundo período de compromisso de Quioto. Além disso, a delegação polonesa também se opõe frontalmente ao cancelamento das permissões excedentes no final do segundo período, o que impediria o país de utiliza-las depois de 2020, já com o novo instrumento em vigência. Para a CAN, a postura intransigente do governo polonês mina a confiança que o país precisará ter para liderar o processo político sobre clima no próximo ano, já que a Polônia receberá a COP-19 em 2013.

Por fim, a presidência da COP-18, ocupada pelo Catar, também foi lembrada pelo Fóssil do Dia pela sua falta de liderança e de ambição nas negociações climáticas deste ano.

Bruno Toledo, GVces

Deixe um comentário

Você deve estar registrado para deixar um comentário.