Escrito em por & arquivado em Diversos.

A COP18 tem sido marcada por poucas manifestações da sociedade civil, ao contrário do que costuma ocorrer na maioria das conferências! Mesmo assim, nessa quarta-feira, pudemos ver algumas manifestações. Como podem ver nas imagens, infelizmente, pouca gente tem dado a importância que as mobilizações merecem.

Nas imagens, destaque para o protesto promovido pelo WWF, e para um grupo composto por cerca de 70 jovens de ONGs de diversos países, como Arab Youth Climate Movement, Push Europe, Australian Youth Climate Coalition, Youth Friends of the Earth, dentre outros, que protestou contra as nações desenvolvidas, para que se comprometam com a extensão do Protocolo de Quioto.

Em outras COPs tivemos grandes passeatas e dezenas de manifestações nos corredores das COPs, inclusive levando diversos manifestantes à prisão. O Catar é um país mais rígido, não acostumado a protestos e passeatas. No sábado, cerca de 300 pessoas fizeram uma passeata para sensibilizar os líderes mundiais para os avanços necessários nas negociações de clima em Doha. Foi uma das primeiras, se não a primeira, passeata de protesto da sociedade civil no Catar!

André Rocha Ferretti
Coordenador de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário e Coordenador do Observatório do Clima

Deixe um comentário

Você deve estar registrado para deixar um comentário.