Escrito em por & arquivado em Diversos.

Os Estados Unidos despontam no ranking dos países que estão bloqueando o processo de negociação da COP-18. Pelo segundo dia consecutivo, o governo norte-americano foi “premiado” com o Fóssil do Dia por organizações civis que participam da Conferência do Clima em Doha.

Segundo a Climate Action Network (CAN), que organiza a “premiação”, os Estados Unidos, com o apoio da Austrália e do Canadá, estão impedindo a constituição de um mecanismo internacional – proposto pelo G-77 e por outros grupos negociadores – que possa lidar com perdas e danos decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, em especial nos países em desenvolvimento. Para a CAN, esta negativa do governo dos Estados Unidos se reflete diretamente na situação dos países e comunidades mais pobres, que já sofrem com os impactos das mudanças do clima.

O segundo lugar do dia foi o Japão, por não ter se comprometido até agora com metas definidas de redução de suas emissões até 2020. Além de não ter confirmado possíveis metas, a delegação japonesa também não se comprometeu com o financiamento climático para os próximos anos, algo estratégico na agenda de negociação de Doha.

Bruno Toledo, GVces

Deixe um comentário

Você deve estar registrado para deixar um comentário.