“O carvão na luta contra o ebola”?

Escrito em por & arquivado em Diversos, Energia.

Por Bruno Toledo (OC), com informações do The Guardian Quem acompanha o debate sobre fontes energéticas em tempos de mudanças do clima sabe que a indústria de combustíveis fósseis não brinca em serviço na hora de defender seus interesses estratégicos. Se nos primórdios das discussões sobre clima a posição desse setor era completamente negacionista (quanto… Read more »

Clima fica no rodapé em visita de premiê chinês

Escrito em por & arquivado em Brasil no clima, COP, Economia e Clima, Negociações Internacionais, Política e Clima.

“Olha lá onde a gente vai botar essa agenda de clima” (fotos Marcelo Camargo/Agência Brasil)   CLAUDIO ANGELO (OC) O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, passou pelo Brasil nesta semana, encontrou-se com Dilma Rousseff e deixou uma trilha de cheques: US$ 27 bilhões em acordos bilaterais, US$ 53 bilhões em investimentos em infraestrutura, compra de… Read more »

Assim não dá, Canadá!

Escrito em por & arquivado em Diversos.

MARK LUTES O Canadá enfim submeteu formalmente às Nações Unidas seus planos para lutar contra a mudança climática. Como canadense vivendo no exterior, só tenho uma coisa a dizer: foi mal aí, gente. Não que alguém esperasse do atual governo canadense qualquer coisa, assim, de tirar o fôlego – ou mesmo qualquer coisa minimamente aceitável… Read more »

400 ppm. E daí?

Escrito em por & arquivado em Diversos.

    CLAUDIO ANGELO (OC) A notícia correu o mundo nesta semana: a concentração de dióxido de carbono na atmosfera ultrapassou em março a marca simbólica de 400 partes por milhão, segundo anunciou a Noaa (Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA). É a primeira vez que isso acontece desde que a agência começou… Read more »

A hora e a vez dos HFCs

Escrito em por & arquivado em Negociações Internacionais.

Por Bruno Toledo (OC) Dentre os acordos globais relacionados com meio ambiente, a agenda que atrai mais atenção da mídia e do público hoje é a das mudanças climáticas, com a Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC, sigla em inglês) e seu Protocolo de Quioto. No entanto, o regime internacional em clima está… Read more »

Chega de apagão: superbateria pode impulsionar geração solar doméstica

Escrito em por & arquivado em Economia e Clima, Energia.

Cíntya Feitosa (OC) Ter em casa baterias que armazenam energia solar para você usá-la mesmo à noite não é mais um cenário futurista. Na semana passada, a americana Tesla Motors, que fabrica carros elétricos, mexeu com o mercado ao anunciar um produto barato, para uso doméstico, que pode ser usado para armazenar energia a partir… Read more »