Austrália e o pragmatismo político na luta contra as mudanças climáticas

Escrito em por & arquivado em Economia e Clima, Energia, Política e Clima.

Por Bruno Toledo (OC) Quem conhece a política australiana sabe que ela é tão pródiga em “momentos absurdos” quando à política praticada aqui no Brasil. No começo desta semana, o público australiano assistiu a mais um desses momentos. Imagine a cena: um excêntrico bilionário, que fez fortuna com mineração (inclusive de carvão), que usa seu… Read more »

Banco Mundial: ações contra mudanças climáticas contribuem para crescimento econômico

Escrito em por & arquivado em Ciência do Clima, Energia, Política e Clima.

Por Mark Lutes (WWF Brasil) Recentemente, o primeiro-ministro australiano Tony Abbott afirmou que iniciativas de redução de emissões de gases de efeito estufa poderiam resultar em perdas econômicas consideráveis. Esse argumento tem sido usado como justificativa pelo atual governo da Austrália para desmantelar políticas e regulações que gestões antecessoras tinham implementado no tema de mudanças… Read more »

E chegam ao fim as negociações de Clima em Bonn

Escrito em por & arquivado em Negociações Internacionais, Política e Clima.

Por Raquel Rosenberg (Engajamundo e The Adopt a Negotiator) Após duas semanas de negociações extremamente cansativas, chegamos hoje ao fim das intersecionais em Bonn. Como única jovem da América Latina (e de qualquer país em desenvolvimento, na verdade), única representante da sociedade civil brasileira, correspondente do Adopt a Negotiator e responsável por acompanhar as negociações… Read more »

Austrália recebe Fóssil do Dia em Bonn

Escrito em por & arquivado em Negociações Internacionais, Política e Clima.

Por Bruno Toledo (OC) A Climate Action Network (CAN), rede que reúne a maior parte das organizações da sociedade civil que participam das negociações internacionais em clima, anunciou nesta terça-feira o primeiro “Fóssil do Dia” deste encontro intersessional em Bonn. E a nação “laureada” é uma velha conhecida do rol de países que bloqueiam as… Read more »

Legisladores de 80 países defendem fortalecimento de leis nacionais para combate às mudanças do clima

Escrito em por & arquivado em Negociações Internacionais, Política e Clima.

Por Bruno Toledo (OC) Realizada no último final de semana na Cidade do México, a segunda Cúpula Mundial de Legisladores incluiu a questão climática como um grande desafio para parlamentos em todo mundo. Para o grupo, que reuniu mais de 400 legisladores, representando 80 países, a aprovação de leis nacionais fortes para o combate às… Read more »

Mudanças Climáticas e o mundo não-governamental: entre o sonho e a ilusão da participação efetiva

Escrito em por & arquivado em COP, Floresta e Diversidade Biológica, Negociações Internacionais, Política e Clima.

Por Bruno Toledo (OC) Olhando para a gama de desafios de natureza ambiental tratados em fóruns e espaços diplomáticos internacionais, talvez não haja agenda política mais aberta à participação de entidades não-governamentais e representativas da sociedade civil do que a das mudanças climáticas. Por exemplo, se compararmos as negociações internacionais em clima com outra grande… Read more »

O Brasil e a conservação das florestas/povos tradicionais

Escrito em por & arquivado em Brasil no clima, Floresta e Diversidade Biológica, Negociações Internacionais, Política e Clima.

Por Raquel Rosenberg, da Engajamundo Um dos mecanismos mais complexos de se compreender nas negociações climáticas é o de proteção das florestas (chamado de REDD e REDD+). Embora difícil de entender, a questão é central para o Brasil, não apenas por causa da Amazônia e dos demais biomas que fazem de nós o país mais… Read more »

Cadê o ministro??

Escrito em por & arquivado em Negociações Internacionais, Política e Clima.

Por Bruno Toledo (OC) Nas negociações intersessionais de Bonn, que ocorrem desde a última quarta, uma das principais inovações no processo diplomático com relação a encontros parecidos no passado é a realização de duas rodadas de alto nível – ou seja, dois encontros nos quais os países negociadores são representados por seus ministros de Estado…. Read more »