Com a água no pescoço

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Greenpeace afunda ícones das civilizações no mar de Cancun, no México, onde acontece a COP16, para lembrar os negociadores dos países presentes no paraíso tropical que o tempo para evitar mudanças climáticas perigosas está chegando ao fim.

E a motosserra de outro vai para …

Escrito em por & arquivado em Diversos.

… nem precisava dizer. A senadora Kátia Abreu é mais do que merecedora dessa homenagem a todos aqueles que não medem esforços para reduzir as florestas brasileiras. A presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) não só tem sido uma ativa mobilizadora dos parlamentares ruralistas para ampliar as áreas de produção… Read more »

Jovem dos EUA fala da visão sobre clima em seu país

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Conversando com Philip, um jovem estudante que integra o conjunto de organizações observadoras dos Estados Unidos, perguntei sobre a percepção dele sobre a visão do público em geral sobre as mudanças climáticas em seu país. Ele me disse que uma opinião recorrente é de negação da mudança do clima por princípios religiosos: “muitos americanos dizem… Read more »

Contradições na escolha da cidade anfitriã

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Esse é um mistério que ainda não consegui descobrir. A escolha da cidade anfitriã de uma COP nem sempre leva em consideração questões básicas para uma Conferência sobre Mudança do Clima. No caso de Cancún, existe a questão da distância dos locais de acomodação dos participantes até os locais onde acontecem as negociações e os… Read more »

Quem dá mais?

Escrito em por & arquivado em Diversos.

No começo da semana passada, o Japão anunciou que não entraria para o segundo período do Protocolo de Quioto, seguido pela Rússia, Canadá e Austrália.  Isso causou uma grande comoção na COP, gerando em todos um grande medo do fim do multilateralismo, ou seja, o fim das negociações longas, mas inclusivas, democráticas e baseadas em… Read more »

Sociedade civil bloqueada

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Apesar da COP 16 não ser tão “quente” quanto Copenhague, protestos da sociedade civil foram todos cancelados a partir de hoje, informa Paul, um dos 12 integrantes da Juventude da Nova Zelândia que estão em Cancun organizando manifestações. No ano passado, a repressão às ONGs teve início apenas a partir da quarta-feira da segunda semana…. Read more »

A COP está cheia

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Pelo menos para os padrões da COP 16. Nos pavilhões do Cancun Messe, onde acontecem os eventos paralelos, mas principalmente nos caminhos do Moon Palace, onde acontecem os encontros oficiais, as negociações e as plenárias é visível o aumento do número de pessoas participando da Conferência do Clima, da primeira para a segunda semana. Abaixo,… Read more »

Marina II: Brasil por fora e por dentro

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Neste segundo vídeo da conversa de Marina Silva com integrantes do Observatório do Clima durante a COP 16, a senadora comenta sobre o protagonismo brasileiro nas negociações internacionais e a necessidade de que as ações domésticas sejam compatíveis com as propostas do país nas COPs.

Marina fala ao OC em Cancun

Escrito em por & arquivado em Diversos.

O Observatório realizou encontro entre os integrantes presentes à COP e os ex-ministros do Meio Ambiente Marina Silva e Carlos Minc para uma conversa sobre a ameaça de alterações prejudiciais ao Código Florestal. Abaixo, Marina fala sobre porque e como mudanças na lei podem ser bem vindas.