Esperança e decepção

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Copenhague foi um misto de esperança e decepção pré-anunciada. Por um lado, a velha e sincera esperança por um mundo melhor é depositada sobre um possível acordo duradouro e efetivo que reduza as emissões globais de gases que aquecem o planeta, brindando as próximas gerações com um pouco de responsabilidade e respeito. Por outro, a… Read more »

Braços cruzados

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Copenhague amanheceu cinzeta. Conforme acompanho os discursos dos líderes de Estado pela Internet, tenho a sensação de que o mundo todo está num mesmo dia nublado. É a ressaca moral da COP-15. Pensar que a missão que estava encomendada para a Conferência era simplesmente a de salvar o planeta e que ao final chega-se a menos… Read more »

Transparente

Escrito em por & arquivado em Diversos.

A Conferência de Copenhague era para ser um encontro histórico, com o objetivo de redirecionar o rumo de nossa sociedade em sua relação com o planeta, dando diretrizes para uma nova economia com redução de emissões dos gases de efeito estufa. Mas o encontro está firmando seu lugar na história por uma série de surpresas… Read more »

O desfecho da participação de ONGs com crachás amarelos na COP-15

Escrito em por & arquivado em COP.

Hoje o dia foi bem difícil para quem tinha crachá amarelo (de Ongs). Falo isso porque no Brasil muitos representantes de Ongs estão credenciados como Parte na própria delegação oficial brasileira (crachá rosa). Quem chegou com crachá amarelo depois das 10:00 não conseguiu entrar no Bella Center. Quem entrou e queria informações sobre o acesso… Read more »

Após opor meio ambiente e desenvolvimento, Dilma defende REDD e Código Florestal

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Depois de receber ontem do OC documento que lista pontos considerados fundamentais a serem endereçados pela delegação brasileira nesta COP, a ministra Dilma Rousseff sentou hoje com representantes de ONGs, todas integrantes do Observatório, para discutir proposta de REDD solicitada por ela ainda no dia de ontem. O documento, que teve elaboração coordenada pelo Greenpeace Brasil,… Read more »

Quanta coisa mudou!!

Escrito em por & arquivado em Diversos.

A última vez em que estive em uma COP foi há 4 anos, em Montreal. Meu interesse principal na época já era a relação entre florestas tropicais e clima e tive meu primeiro contato com REDD. No entanto, as discussões, os side events e exibitions eram praticamente todas voltadas para energia e os “verdes” eram… Read more »

Estamos com a África, metas de Kyoto já!

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Ontem o YouTube esteve um pouco preguiçoso então só deu para publicar esse vídeo hoje. Mas ele continua resumindo a dificuldade no avanço das negociações, com os países em desenvolvimento acusando os países desenvolvidos de bloquear diversos pontos da discussão, entre eles as metas de redução de emissões. Os manifestantes que tomaram o hall central… Read more »

ONGs apresentam manifesto a Dilma Rousseff

Escrito em por & arquivado em Diversos.

A chefe da delegação brasileira na COP 15 e ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez apresentação na COP15, dia 14/12, junto com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Também estavam presentes o chefe da delegação da China, um ministro da Índia e ministros do México. As falas reforçaram a posição brasileira com todos… Read more »

Como na escravidão, temos aqui uma questão moral

Escrito em por & arquivado em Diversos.

A semana dos chefes de Estado começa e a sociedade civil conclama que a presença deles seja para um resultado consistente. Essa foi a mensagem central da conferência de imprensa da CAN (Rede de Ação pelo Clima), hoje pela manhã. Dando início ao encontro, Alden Meyer, da Union of Concerned Scientists, reforçou de certa maneira… Read more »