É preciso avançar muito mais

Escrito em por & arquivado em COP.

Metas podem apressar transição para economia de baixo carbono Para Young, do Ethos, projeto de desenvolvimento sustentável está por trás do anúncio do governo; Fábio Feldmann aponta contradições com as metas, como concessões aos ruralistas no Código Florestal É um tanto exagerado deduzir que, por trás das metas de corte nas emissões anunciadas pelo governo… Read more »

… e pode avançar mais

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Semana de muitas novidades no posicionamento do Brasil em relação às mudanças climáticas e à COP-15. Adoção da meta de 36 a 39% (em relação a 2020, num cenário sem medidas de mitigação), novos dados do INPE mostrando o menos intenso desmatamento da história no Brasil (mas ainda impressionantes 7.000 Km²), posição conjunta com a… Read more »

O Brasil e as metas

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Temos visto muita retórica no discurso de ter metas obrigatórias na Convenção do Clima ou apenas um compromisso interno voluntário de redução. Para mim o mais importante é o país é assumir de verdade, incluindo aí governo, políticos, empresários e a sociedade como um todo, um esforço real de reduzir emissões e caminhar para uma economia… Read more »

O boicote e o drama africano

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Normalmente, quem ganha mais destaque no noticiário sobre as negociações do novo acordo climático são países desenvolvidos, sobretudo Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Japão, e as grandes economias emergentes, especialmente Brasil, China e Índia. No dia 3 de novembro, porém, os africanos fizeram a principal manchete da cobertura da imprensa sobre o tema…. Read more »

Enquanto isso, em Barcelona …

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Sem intenção de ser tecnica e ja se desculpando dos “apelidos” carinhosos que se inventa nesta negociações para termos enormes tipo NAMA – ação nacional apropriada de mitigacao… melhor o apelido, ne? – segue um recado dos últimos dois dias. Segura que lá vem onda… o mar está agitado por aqui!!! Grupo africano bloqueando as… Read more »