Pioneiros da ciência do clima fazem apelo por urgência

Escrito em por & arquivado em Ciência do Clima, Diversos.

Meta de 1,5oC do Acordo de Paris está “quase certamente perdida” devido à falta de ação no passado     CLAUDIO ANGELO DO OC Um grupo de cientistas idosos e já sem papas na língua resolveu contar “a verdade sobre as mudanças climáticas” num relatório publicado nesta quinta-feira (29). E o que eles têm a… Read more »

E se der a louca no gerente?

Escrito em por & arquivado em Ciência do Clima.

Pesquisadores do Canadá acabam de recalcular quanto o mundo esquentaria caso resolvêssemos torrar todos os combustíveis fósseis ainda existentes; limite é maior do que se imaginava   CLAUDIO ANGELO DO OC Nove graus Celsius e meio. É isso o que a Terra poderá esquentar nos próximos 250 a 300 anos caso a humanidade resolva torrar… Read more »

IPCC indica que urgência do clima pode demandar medidas controversas

Escrito em por & arquivado em Ciência do Clima, COP, Negociações Internacionais.

Ricardo Barretto, OC Uma das questões tabu quando se fala em substituição de combustíveis fósseis para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) é a adoção de energia nuclear. “O AR5 relata os riscos associados à energia nuclear”, osbervou o presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) Rajendra Pachauri em conversa… Read more »

O ano mais quente já registrado

Escrito em por & arquivado em Ciência do Clima, COP, Negociações Internacionais.

Por Bruno Toledo (OC) Prepare o abanador, porque o assunto é quente: 2014 caminha para ser o ano mais quente já registrado na história, aponta relatório divulgado hoje em Lima pela Organização Metereológica Mundial (OMM). Estimativas preliminares da OMM apontam que as temperaturas médias globais na terra e no mar nos primeiros 10 meses desse… Read more »

Mudanças climáticas e as crianças

Escrito em por & arquivado em Ciência do Clima.

Por Milene Fukuda (GVces) As crianças e jovens são os mais afetados e os mais vulneráveis às mudanças climáticas. Eles representam 30% da população mundial e são mais propensos que adultos a contraírem doenças como malária e diarreia, especialmente em países subdesenvolvidos. Assumir o compromisso de reduzir as emissões gases estufa irá beneficiar toda a… Read more »

Banco Mundial: ações contra mudanças climáticas contribuem para crescimento econômico

Escrito em por & arquivado em Ciência do Clima, Energia, Política e Clima.

Por Mark Lutes (WWF Brasil) Recentemente, o primeiro-ministro australiano Tony Abbott afirmou que iniciativas de redução de emissões de gases de efeito estufa poderiam resultar em perdas econômicas consideráveis. Esse argumento tem sido usado como justificativa pelo atual governo da Austrália para desmantelar políticas e regulações que gestões antecessoras tinham implementado no tema de mudanças… Read more »