Na Amazônia NÃO

Escrito em por & arquivado em Floresta e Diversidade Biológica.

Já falamos em alguns posts aqui da dificuldade da esfera governamental no Brasil manter coesão entre discurso e prática socioambiental. A recente investida do presidente Lula no Fórum Social Mundial, defendendo o desenvolvimento sustentável da Amazônia soa como déjàvu dessa ladainha. Mas a História oferece oportunidades para que o “mais do mesmo” seja repensado. A… Read more »

Invisível

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Esse post é escrito em homenagem a Márcia Regina de Andrade, atropelada por um ônibus ontem, 14/1, em São Paulo enquanto pedalava sua bicileta na Avenida Paulista. O acidente aconteceu após Márcia ser fechada pelo ônibus. Quem anda de bike pela cidade sabe que esse tipo de situação é muito comum. Márcia pedalava diariamente. Ou… Read more »

inércia e preocupação

Escrito em por & arquivado em Brasil no clima.

O presidente Lula manifestou grande preocupação com a situação em Santa Catarina, onde uma temporada de chuvas que já dura 76 dias inundou cidades inteiras, causou graves estragos de infra-estrutura, perdas à economia, desequilíbrio ambiental e mortes. “É a pior calamidade ambiental que já enfrentamos”, disse à imprensa. Em depoimento à Agência UnB, o climatologista… Read more »

banana!

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Ao autorizar a destruição de cavernas para favorecer empreendimentos de mineração e geração de energia hidrelétrica, o governo brasileiro manda mais uma banana oficial para o meio ambiente. Permitir que empresas destruam até 70% do patrimônio espeleológico brasileiro, conforme relata notícia da Folha Online, mostra claramente que não existe na esfera federal, atualmente, a noção… Read more »

biomimetismo

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Marina Silva escreveu hoje no Terra Magazine o artigo Homem e natureza em co-autoria. O texto aborda o biomimetismo, uma área da ciência que desenvolve novas tecnologias e produtos a partir da observação e imitação de estratégias e estruturas de plantas e animais. Marina faz a seguinte avaliação: “O biomimetismo torna possível uma interação mais… Read more »

vai entender …

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Ontem foi anunciada pelo governo a proibição ao plantio de cana-de-açúcar no Pantanal e na Amazônia. A decisão vem no contexto das críticas aos impactos da produção agrícola para biocombustíveis, que em todo o mundo estão mais relacionadas à escassez de cultivos para a alimentação, mas no Brasil têm mais a ver com a pressão… Read more »

cara ou coroa

Escrito em por & arquivado em Diversos.

A sensação de que meio ambiente e economia continuam sendo faces opostas da mesma moeda continua no Brasil. O governo tem a sua frente duas crises que demandam medidas contundentes. Do lado ambiental, o aumento em 133% nos desmatamentos da Amazônia entre julho e agosto é sinal preocupante de que as medidas oficiais para se… Read more »

imprensa e o desafio de ir além das ações isoladas

Escrito em por & arquivado em Diversos.

Recentes contribuições da imprensa para a questão do clima têm ajudado a colocar a urgência do assunto em pauta. Um bom exemplo é o portal Globo Amazônia, lançado em agosto pela Rede Globo, que permite ao usuário vigiar o desmatamento da floresta por meio de um mapa interativo atualizado em tempo real a partir de… Read more »

vazios da Amazônia?

Escrito em por & arquivado em Brasil no clima, Floresta e Diversidade Biológica.

Foi anunciado o lançamento em 10 de setembro do Projeto Cartografia da Amazônia Legal, iniciativa do governo que pretende pôr literalmente no mapa 1,8 milhão de quilômetros quadrados da maior floresta do mundo que ainda não aparecem no georeferenciamento oficial do Brasil. A iniciativa, por um lado, vai de encontro à antiga reclamação de ambientalistas… Read more »

agora é oficial: meio ambiente atrapalha o desenvolvimento

Escrito em por & arquivado em Brasil no clima, Política e Clima.

A Embrapa Monitoramento por Satélite divulga hoje estudo que mapeia e quantifica o alcance territorial da legislação ambiental e indigenista no Brasil. O resultado: em termos legais, apenas 7% do bioma Amazônia e 33% do país seriam passíveis de ocupação econômica urbana, industrial e agrícola, de acordo com a pesquisa. Em texto do site da… Read more »